quarta-feira, 28 de julho de 2010

Investigar - Sobre História

















Fazenda do Engenho Novo do Retiro - Largo da Idéia - São Gonçalo - RJ / Pertenceu primeiramente ao Barão de São Gonçalo. Sua Majestade Imperial e Real Dom Pedro II já se hospedou por aqui.
O Investigar!
Nossa Sociedade peca por não olhar para o passado e por conseqüência não compreende os acontecemientos do presente, tornando o futuro instável e pouco atraente. se precebêssemos um pouco mais a raiz de tudo que nos cerca, olhando com o "olhar" critico talvés pudéssemos construir diversas alternativas para recuperar o tempo perdido.
Enquanto historiador, e cidadão, tenho o objetivo de olhar e analisar criticamente, no sentito positivo e negativo a nossa Sociedade, no sentito positivo ou negativo, seja ela, local, regional, nacional ou mundial e em qualquer tempo e chamar a atenção para "o investigar".
Você sabe o que significa investigar ou investigação?
Pois bem, investigar é a tradução literal da palavra grega "Historia". E desde então a investigação para a compreensão do passado tornou-se uma ciência!
E não adianta dizer que a história é chata, uma repetição do passado, pura "decoreba". Costumo dizer que, a história é quase uma ciência matemática, porém, as variáveis trabalhadas são as Sociedades do passado e do presente, mentalidades, costumes e culturas, política e economia. O olhar histórico hoje pode e sempre nos trás uma visão e versão dos fatos e dos objetos históricos a serem pesquisados e trabalhados. Portanto, posso afirmar que, usando a pesquisa como base, podemos elaborar diversas correntes de pensamento sobre um fato, e essas correntes de pesquisa eram abordadas e divididas dessa forma: geopolítica, econômica, social e cultural.
Eu acrescento a corrente ambiental na História, assim como muitos colegas meus, que observam antes de qualquer coisa uma das atividades acima, a manipulação humana no Meio Ambiente. e portanto, criam-se registros, escritos ou não e até de alteração ambiental de nossos ancestrais.
Nenhuma Sociedade antiga ou moderna existiria hoje se não houvesse esse "intercâmbio" entre o meio geográfico, ou seja o espaço, com o Tempo e aqui no caso os diversos tempos humanos. Já que cada Sociedade ao longo do tempo busca meios de controlar e marcar o "seu" tempo, e a partir daí registrar os seus fatos e acontecimentos históricos.
Devido a isso devemos observar melhor como a nossa espécie vem tratando o seu Planeta, as suas paisagens naturais, artificiais e históricas.
Costumo dizer que o Ser Humano é o único Ser Vivo de todo o Planeta que tem a possibilidade e a capacidade de destruir ou de interferir para melhorar as condições ambientais do nosso mundo. Um exemplo que posso dar está retratado nas imagens acima. Uma prova do descaso das autoridades e da própria população com seus vestígios históricos. Não vou a essa fazenda tem dois anos, e já me informaram que para um evento realizado pela prefeitura houve a limpeza do terreno e a recolocação da terra que foi roubada, mas não pude ainda constatar essa informação.
Finalizo essa postagem me recordando de uma aula onde uma estudante refletiu sobre algo que eu havia dito e me deu uma importante lição! Eu havia dito que, toda má ação humana promove uma altereção no Ambiente. E ela indagou que, toda ação positiva também, ou seja, uma vez destruído, mesmo que façamos algo para melhorar o prejuízo já aconteceu. Portanto, cabe a nós consertarmos e conservarmos o que destruímos e preservarmos o que ainda não sofre com as ações humanas.
Isso vale para tudo em nossa vida!
Sem passado, sem memória não somos nada... sem um ambiente sustentável estaremos fadados a sermos a próxima espécie na lista dos Seres Vivos quase extintos.
Um forte abraço,
Carlos Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário